Endereço

Rua Pernambuco, 1002 - Sala 601
Savassi | CEP 30130-151
Belo Horizonte, MG
Tel.: 3261 8282 - 3262-4130/0876
sdamg@sdamg.com.br


Clique aqui para acessar a Intranet

Notícias

voltar        

Embarque de frango pode ter expansão



Apesar da crise que abalou o Japão depois do terremoto, há indicadores de que pode aumentar a participação de Minas Gerais nas exportações de frango para aquele mercado. Segundo o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), as vendas do produto mineiro para o Japão, no primeiro bimestre, geraram uma receita de US$ 3,3 milhões.

De acordo com análise da Superintendência de Política e Economia Agrícola (Spea) da Secretaria da Agricultura, o valor obtido por Minas com a exportação de frangos para o país asiático nos primeiros dois meses do ano é mais que o dobro do registrado no mesmo período de 2010. Já a receita das exportações de frango para todos os mercados que adquirem o produto de Minas, no primeiro bimestre deste ano, foi de US$ 53,2 milhões, cifra que supera em 83% o valor registrado no mesmo período do ano passado.

A empresa Rivelli Alimentos, sediada em Barbacena, Campo das Vertentes, é uma das indústrias que registraram aumento das exportações anunciado pelo Mdic. Há cerca de oito anos a agroindústria exporta frangos, sendo habilitada atualmente pela União Europeia, o que amplia a possibilidade de comercialização em mercados mundiais mais exigentes.

Conforem o diretor Carlos Rivelli, os dados do Mdic sobre as exportações de frango no primeiro bimestre correspondem à crescente aceitação do produto brasileiro no mercado mundial, e principalmente no Japão, que incrementou nos dois últimos anos a aquisição do frango produzido pela empresa.

Segundo o diretor de vendas da Rivelli, Marcelo Assunção de Oliveira, a empresa responde por cerca de 90% do volume das exportações mineiras de frango para o mercado japonês.

De acordo com Oliveira, apesar da crise no Japão é possível que o país aumente a demanda pelo produto. Segundo ele, muitos consumidores japoneses procuram comprar grande quantidade de frango para armazenar, porque existe o receio de escassez do alimento. A demanda de frango in natura no Japão alcança 30 mil toneladas por mês, sendo 92% deste volume fornecidos pelo Brasil. Nesse cenário, a Rivelli respondeu em 2010 pelo embarque de cerca de 6 mil toneladas.

Entre outros grandes compradores do frango brasileiro, tem destaque o Canadá, sendo a Rivelli o único fornecedor de Minas Gerais para aquele país, segundo Oliveira. Ele cita também a Holanda, Alemanha e França, além dos tradicionais mercados do Oriente Médio entre os compradores mais importantes de frango de Minas e do Brasil.



Fonte: Diário do Com;ercio 22/03/2011
Animatto Webcom