Endereço

Rua Pernambuco, 1002 - Sala 601
Savassi | CEP 30130-151
Belo Horizonte, MG
Tel.: 3261 8282 - 3262-4130/0876
sdamg@sdamg.com.br


Clique aqui para acessar a Intranet

Notícias

voltar        

Rodada de Doha vive um novo impasse



Dez anos depois de iniciada, a Rodada de Doha - negociações para derrubada de barreiras internacionais na Organização Mundial do Comércio (OMC) - ganhou um ar ainda mais melancólico nos dois últimos dias.

O bloco formado pelos principais negociadores, chamado de G -11, reconheceu o inevitável: os hiatos são tão grandes que a possibilidade de suspensão das conversas já existe. O grupo é formado por Estados Unidos, Brasil, China, Austrália, Argentina, Japão, Canadá, Índia, União Europeia (UE), Ilhas Maurício e África do Sul.

"A situação é grave. Precisamos refletir, fazer consultas internas, para decidirmos como proceder daqui para frente", declarou o embaixador do Brasil na OMC, Roberto Azevêdo.

Uma das grandes preocupações que pairam sobre a OMC é evitar que a credibilidade do organismo seja afetada, por causa de um possível fracasso. Assim, em reuniões realizadas ontem e quarta-feira em Genebra, presididas por EUA e Brasil, respectivamente, o G-11 decidiu comunicar ao secretário-geral da OMC, Pascal Lamy, que o impasse se cristalizou.


Fonte: Diário do Comércio 25/03/2011
Animatto Webcom