Endereço

Rua Pernambuco, 1002 - Sala 601
Savassi | CEP 30130-151
Belo Horizonte, MG
Tel.: 3261 8282 - 3262-4130/0876
sdamg@sdamg.com.br


Clique aqui para acessar a Intranet

Notícias

voltar        

Seminário discute oportunidades em MG



Belo Horizonte recebe no dia 4 de abril, das 9 horas às 12h20, o Seminário de Comércio Exterior. O evento, que será realizado no auditório da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), tem como objetivo discutir as oportunidades e desafios para o setor de exportação no Estado de Minas Gerais.

O evento, que tem inscrições gratuitas, contará com palestras da secretária Estadual de Desenvolvimento Econômico, Dorothéa Werneck, do ex-ministro da Fazenda e Planejamento, Paulo Haddad, e da gerente-geral de Negócios da Apex-Brasil, Ana Paula Repezza.

Segundo a organização do seminário, o objetivo é abordar temas essenciais sobre os negócios do Estado, em resposta a um momento favorável ao mercado mineiro. Em 2010, Minas Gerais se consolidou como o segundo maior exportador brasileiro, com vendas ao exterior que alcançaram US$ 31 bilhões. As exportações foram realizadas por mais de 1,8 mil empresas dos mais variados ramos de atividades.

Um dos temas centrais discutidos no seminário será o papel das commodities. O fato é que, valorizadas ou não pelos especialistas econômicos, as commodities impediram que a crise econômica, no Brasil, atingisse a mesma proporção gigantesca do cenário internacional, e hoje são responsáveis pelo brilho da economia brasileira. A organização acrescenta que outro assunto importante a ser debatido são os produtos manufaturados. O obejtivo é discutir, por exemplo, se agregar valor significa necessariamente manufaturar.

Durante o evento, serão apresentados outros temas relevantes para o setor, sobretudo acerca das oportunidades que se abrem para o exportador mineiro. Programação:

4 10h40 - Potencialidades das exportações (Paulo Haddad, ex-Ministro da Fazenda e Planejamento);

4 11 horas - Oportunidades de negócios (Ana Paula Repezza - gerente geral de Negócios da Apex-Brasil);

4 11h50 - Ações de apoio ao exportador mineiro (Jorge Duarte - Diretor Geral da Central Exportaminas).



Fonte: Diário do Comércio 31/03/2011
Animatto Webcom