Endereço

Rua Pernambuco, 1002 - Sala 601
Savassi | CEP 30130-151
Belo Horizonte, MG
Tel.: 3261 8282 - 3262-4130/0876
sdamg@sdamg.com.br


Clique aqui para acessar a Intranet

Notícias

voltar        

Ferrous retoma embarques através de Sepetiba, no Rio



A Ferrous Resources do Brasil anunciou ontem a retomada das exportações do minério de ferro produzido em suas jazidas em Minas Gerais. A companhia embarcou 162,7 mil toneladas do insumo siderúrgico com destino à Ásia. Somente no primeiro semestre deste ano as vendas externas da mineradora deverão totalizar 700 mil toneladas.

A remessa foi enviada por meio da Companhia Portuária Baía de Sepetiba, no Rio de Janeiro. De acordo com o superintendente Comercial da Ferrous, Vinícius Fonseca, a empresa venceu uma licitação para utilizar o terminal portuário durante o primeiro semestre, que compreende as 700 mil toneladas. A concorrência para a segunda metade do ano ainda será realizada e, por isso, ainda não há estimativa de quanto será exportado em 2011.

A mineradora já possui uma segunda remessa prevista para o próximo mês. O volume de minério que será exportado está no mesmo patamar da operação realizada nesta semana.

Fonseca explicou que a Ferrous chegou a exportar minério em 2008, extraído na Mina Esperança, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Após a eclosão da crise financeira, naquele mesmo ano, os embarques e as operações na jazida foram paralisados.

Com a retomada do setor, impulsionado pela demanda, principalmente por parte das siderúrgicas chinesas, a Ferrous vem realizando investimentos significativos em suas operações no Estado. A partir de 2014 a companhia irá operar em um ritmo de 25 milhões de toneladas de minério anuais.

Somente este ano a mineradora deverá produzir 3 milhões de toneladas de minério em suas jazidas em Minas Gerais. Entre elas está a Mina Esperança, que retomou as operações em fevereiro deste ano.

Além disso, a empresa obteve a licença de instalação (LI), concedida pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), da Mina Viga, em Congonhas (Campos das Vertentes). Fonseca informou que apesar de a jazida não estar em operação, as obras de implantação acabam por gerar material que pode ser comercializado.

Outra operação que deverá contribuir para atingir a previsão de produção em 2011 é a mina Santanense, Itatiaiuçu (RMBH). Conforme o superintendente, a jazida está pronta para entrar em operação, o que depende da emissão da licença de operação (LO).

Além da extração do minério de ferro, o projeto de investimentos da Ferrous compreende a construção de um mineroduto de 400 quilômetros de extensão entre a Mina Viga e o Terminal Portuário de Presidente Kennedy, no litoral sul do Espírito Santo.

O porto terá capacidade para abranger um terminal de embarque de minério de ferro, planta de filtragem e instalações administrativas. A estrutura permitirá o recebimento simultâneo de até dois navios de grande capacidade para transporte de minério de ferro. A empresa também possui um projeto para a construção de usina siderúrgica em Juiz de Fora, na Zona da Mata. Para isso, busca de parceiros para o empreendimento.



Fonte: Diário do Comércio 14/04/2011
Animatto Webcom