Endereço

Rua Pernambuco, 1002 - Sala 601
Savassi | CEP 30130-151
Belo Horizonte, MG
Tel.: 3261 8282 - 3262-4130/0876
sdamg@sdamg.com.br


Clique aqui para acessar a Intranet

Notícias

voltar        

Trip aposta no mercado de cargas




APARECIDA LIRA.














DIVULGAÇÃO/TRIP
Com transporte de passageiros e cargas, a Trip vai agregar receita extra e diluir o custo das aeronaves
Com transporte de passageiros e cargas, a Trip vai agregar receita extra e diluir o custo das aeronaves

A Trip Cargo, empresa de transporte de cargas da Trip Linhas Aéreas, que começou suas operações em julho do ano passado, entrou 2012 com operações em 62 das 88 cidades onde tem bases no país. A meta é estender o serviço para as demais, seguindo o modelo de negócios da companhia aérea, que tem grande atuação em cidades do interior.

Além disso, segundo informações do gerente de cargas da empresa, Raul Siqueira Carpi, serão feitos investimentos na customização dos serviços, um modelo que mostrou excelentes resultados.

A proposta é utilizar para as cargas, durante a noite, as mesmas aeronaves empregadas para conduzir passageiros durante o dia, bastando fazer pequenas adaptações reversíveis. A grande vantagem deste modelo, segundo Siqueira, é a possibilidade de transportar por via aérea até seis toneladas de carga, enquanto aviões menores levam, no máximo, uma tonelada. Essa estratégia ajuda também a agregar receita extra e diluir o custo da aeronave.  um mercado novo no Brasil.

A Trip realizou seu primeiro voo fretado de cargas em dezembro, partindo do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), com destino a Porto Alegre (RS) com um carregamento de revistas. Mas o forte do transporte de cargas da empresa são as peças para automóveis e máquinas e o agronegócio.

Em Minas este é o forte da demanda e o principal destino, Ipatinga, no Vale do Aço.  que seguindo o modelo de negócios da companhia, o nicho do transporte da entrega de cargas são as cidades do interior. "Pelo menos 70% das encomendas transportadas pela Trip tem como origem ou destino esses municípios", afirma o gerente.


Bases - As maiores bases da Trip Cargo estão nos aeroportos da Pampulha e Confins; Manaus (AM); Curitiba (PR); Cuiabá (MT); Belém (PA); Campinas (SP); Vitória (ES); Goiânia (GO) e Guarulhos (SP). Em Minas Gerais a empresa atua em 12 cidades e tem exclusividade nos voos para Ipatinga, Varginha e Diamantina.

Minas é também o Estado brasileiro com a maior concentração de operações da companhia. Mas a região Norte do Brasil, onde o transporte de cargas é concentradamente atendido apenas pelos modais fluvial e terrestre, existe um grande potencial de crescimento.

Os maiores problemas enfrentados pela empresa, ressalta Siqueira, são as condições precárias de muitos aeroportos, que não estão preparados para o recebimento de cargas, e o chamado balanceamento de cabeceira, quando há muita carga para ser levada até determinado local, sem que o mesmo aconteça no sentido inverso. Em relação à falta de terminais para operação, a alternativa é buscar espaço fora dos aeroportos, o que gera atrasos e eleva os custos.

A Trip é a maior companhia aérea regional da América do Sul, tem 54 aeronaves que operam em 87 cidades do país, e é controlada pelos grupos Caprioli e Águia Branca. Entre os controladores está a norte-americana Skywest Inc, a maior empresa de transporte aéreo regional do mundo, que possui 20% de participação no capital da empresa.




Fonte: DIÁRIO DO COMÉRCIO. APARECIDA LIRA.
Animatto Webcom