Endereço

Rua Pernambuco, 1002 - Sala 601
Savassi | CEP 30130-151
Belo Horizonte, MG
Tel.: 3261 8282 - 3262-4130/0876
sdamg@sdamg.com.br


Clique aqui para acessar a Intranet

Notícias

voltar        

Apex-Brasil e Abicalçados assinam novo convênio



São Paulo - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) assinaram novo convênio como parte do Programa Brazilian Footwear, que tem os objetivos de promover a competitividade das empresas calçadistas brasileiras no mercado internacional, ampliar a presença dos calçados nacionais nesses mercados e aumentar o valor exportado dos produtos. O convênio prevê a destinação de R$ 13,8 milhões em 2012 para a realização de ações de promoção comercial, de imagem, de desenvolvimento de produto e de estrutura e gestão. O documento foi assinado pelo presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges, e pelo vice-presidente da Abicalçados, Paulo Grings, durante o Seminário Apex-Brasil: Exportar é Inovar, em São Paulo.

O Seminário apresentou os projetos abertos à participação de todos os setores produtivos, o cenário econômico mundial e os mercados prioritários para as exportações de calçados.

"Renovar a parceria com a Abicalçados é reforçar as ações de promoção comercial e de imagem que, agregadas à inteligência comercial e competitiva, obtêm altos índices de inserção de nossos produtos nos mercados internacionais", explica o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges. "O setor calçadista retrata cada vez mais o cenário de desenvolvimento do país com a qualificação dos produtos e do processo técnico e criativo relacionado à sua concepção, elaboração e especificação."

As ações de promoção comercial (que incluem a realização de Projeto Comprador e Projeto Vendedor, assessorias comerciais e participações em feiras internacionais) estão focadas nos seguintes mercados-alvo prioritários, identificados em estudo da Apex-Brasil em parceria com a Abicalçados: China (Ásia), Emirados Árabes Unidos (Oriente Médio), Itália, França e Rússia (Europa), Estados Unidos (América do Norte), Colômbia (América do Sul) e África do Sul (África).

O convênio também contempla ações nas áreas de gestão, relacionamento e inteligência comercial e competitiva, que compõem o item "Estruturação e Gestão". Ainda no primeiro semestre deste ano, a Unidade de Inteligência Comercial e Competitiva da Apex-Brasil vai elaborar um estudo sobre o desempenho das exportações do setor de calçados para ser apresentado aos empresários. Está prevista, ainda, a realização de estudos de mercado e pesquisas que vão subsidiar os participantes do Programa Brazilian Footwear.


 




Fonte: DIÁRIO DO COMÉRCIO.
Animatto Webcom