Endereço

Rua Pernambuco, 1002 - Sala 601
Savassi | CEP 30130-151
Belo Horizonte, MG
Tel.: 3261 8282 - 3262-4130/0876
sdamg@sdamg.com.br


Clique aqui para acessar a Intranet

Notícias

voltar        

Aeroportos: um resgate da história
















VALTER CAMPANATO / ABR
Tancredo Neves
Tancredo Neves "assina" o nome no aeroporto internacional de Minas Gerais

Brasília - De um amigo para outro: "Tenho que pegar hoje um voo no André Franco Montoro... Mas fico cansado só de pensar que passarei pelo Marechal Rondon, depois seguirei até o Gilberto Freyre e, de lá, para o Augusto Severo. Só depois vou desembarcar no Pinto Martins..."

Será que todos entenderam que o turista acima estava relatando uma de suas viagens aéreas pelo Brasil? Saindo de São Paulo, com escalas em Cuiabá (MT), Recife (PE) e Natal (RN), ele finalmente desembarcou no Aeroporto Internacional de Fortaleza (CE).

Batizados em homenagem a personagens da história do país, os 12 aeroportos internacionais existentes nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 têm nomes próprios. Alguns já caíram na boca do povo, outros nem tanto...

São personagens como o Marechal Rondon que, em 1913, foi atingido por uma flecha envenenada dos índios nhambiquaras - mas salvo pela bandoleira de couro de sua espingarda. Já Afonso Pena, em 1907, ampliou a rede de comunicações do Brasil ao ligar a Amazônia ao Rio de Janeiro - por meio do telégrafo. E o cearense Pinto Martins, o primeiro aviador a cruzar os céus do Brasil vindo dos Estados Unidos? Anos depois, foi encontrado morto em seu quarto com um tiro na cabeça.

Na linha dramática, o pioneiro na criação de balões Augusto Severo, em 1902, morreu a bordo de um de seus inventos, vítima de uma explosão. Sem falar em Salgado Filho, ministro da Aeronáutica na época da Segunda Guerra, que em 1950 faleceu em um acidente aéreo. Conheça agora quem é quem e suas origens...





Fonte: DIÁRIO DO COMÉRCIO.
Animatto Webcom