Endereço

Rua Pernambuco, 1002 - Sala 601
Savassi | CEP 30130-151
Belo Horizonte, MG
Tel.: 3261 8282 - 3262-4130/0876
sdamg@sdamg.com.br


Clique aqui para acessar a Intranet

Notícias

voltar        

Anac promove reajuste anual de tarifas




Brasília - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou ontem no "Diário Oficial da União" resoluções da referentes ao reajuste anual das tarifas aeroportuárias de embarque, pouso e permanência, pagas pelas companhias aéreas aos administradores dos aeroportos nas operações de pouso, decolagem e permanência nos pátios dos terminais.

De acordo com uma das normas, ficará R$ 0,91 mais cara a taxa de embarque paga pelo passageiro nos aeroportos classificados na Categoria 1. Fazem parte da lista, os terminais localizados em Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Campinas, Belo Horizonte e no Rio de Janeiro.

O reajuste ocorre anualmente e é calculado por meio da aplicação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A metodologia de cálculo e o valor a ser aplicado no reajuste das tarifas aeroportuárias (de embarque, pouso e permanência) foram estabelecidos para os anos de 2012 e 2013.

O reajuste das tarifas aeroportuárias anunciado hoje pela agência não vale para os aeroportos de Guarulhos (SP), Campinas (SP) e Brasília, que serão leiloados na próxima segunda-feira, nem para o de São Gonçalo do Amarante (RN), privatizado em agosto do ano passado.

De acordo com a assessoria de imprensa da Anac, as tarifas nos aeroportos privatizados permanecerá inalterada e não sofrerá reajuste neste ano, só em 2013, e será feita com um cálculo diferente do anunciado ontem.




Fonte: DIÁRIO DO COMÉRCIO. (AE/ABr)
Animatto Webcom