Endereço

Rua Pernambuco, 1002 - Sala 601
Savassi | CEP 30130-151
Belo Horizonte, MG
Tel.: 3261 8282 - 3262-4130/0876
sdamg@sdamg.com.br


Clique aqui para acessar a Intranet

Notícias

voltar        

Mdic: governo já discute novas medidas




Brasília - A secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Tatiana Prazeres, enfatizou ontem que uma série de medidas para estimular as exportações está em análise no governo Ela disse, por exemplo, que o financiamento é um componente importante entre as medidas. "Também buscamos uma simplificação das exportações e fazer com que as empresas de menor porte passem a exportar." Em relação a possíveis medidas cambiais, Tatiana disse que esse assunto é discutido no âmbito do Ministério da Fazenda.

Uma outra ação que está em estudo, conforme Tatiana, é vincular a inovação de produtos e a promoção de comércio exterior ao aumento das exportações de itens com maior valor agregado. "Precisamos de medidas que levem em conta o novo cenário internacional, que leve em conta o desaquecimento de economias maduras", pontuou.

Por isso o Mdic está empenhado, segundo Tatiana, na busca de novos mercados. Alguns exemplos, conforme a secretária, são países do norte da África ou até da América do Sul, como a Venezuela, que são nações com maior risco e, portanto, que acabam encarecendo o custo do crédito para o exportador. " preciso pensar um financiamento que estimule as exportações para esses tipos de países", declarou.

Tatiana destacou o forte crescimento da média diária das exportações para o Congo, saindo de US$ 200 mil em janeiro do ano passado, para US$ 7,1 milhões, em janeiro deste ano. Os principais produtos destinados ao país africano no mês passado foram construções pré-fabricadas, máquinas, equipamentos e eletroeletrônicos. (AE)




Fonte: DIÁRIO DO COMÉRCIO. (AE)
Animatto Webcom