Endereço

Rua Pernambuco, 1002 - Sala 601
Savassi | CEP 30130-151
Belo Horizonte, MG
Tel.: 3261 8282 - 3262-4130/0876
sdamg@sdamg.com.br


Clique aqui para acessar a Intranet

Notícias

voltar        

Fiemg abre inscrições para o Peiex



A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) abriu inscrições para empresários que queiram participar da segunda etapa do Projeto de Extensão Industrial Exportadora (Peiex), organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa pretende aumentar a competitividade das pequenas e médias indústrias no Estado e inserir a cultura exportadora nas empresas.

O treinamento é oferecido em seis núcleos operacionais localizados na Zona da Mata, Sul de Minas, Centro-Oeste, Vale do Aço, Triângulo Mineiro e Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e tem vagas limitadas. Podem participar empresas que já receberam treinamentos dos núcleos da Fiemg ou que querem ser inciados nos processos de vendas para o mercado externo.

A primeira etapa aconteceu entre 2009 e 2011 e recebeu uma média de 150 empresas por centro operacional. Segundo a Fiemg, as parcerias firmadas nesta fase superaram todas as expectativas. O núcleo de Belo Horizonte, por exemplo, realizou treinamentos com 288 empresas no período, um recorde. A expectativa deste ano é que sejam atendidas 925 empresas em todos os núcleos mineiros.

A empresa Cafeeira Ferreira e Ferreira, situada em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, processa café torrado e moído em diversas variações. A partir do projeto do Peiex, foram realizadas melhorias nos preços e prazos de entrega que permitiram o crescimento da empresa, que já se prepara para sua primeira exportação. "As ferramentas geradas por meio do Peiex contribuíram muito para a identificação das prioridades da organização e, somados aos treinamentos, principalmente os da área comercial, estão fazendo com que a empresa cresça", declarou o sócio e administrador, José do Amaral Costa Filho.

Preparando sua primeira exportação para Angola, na África, a empresa São Luiz, também de Juiz de Fora, atua no ramo de água mineral. Através da parceria com o projeto da Fiemg, seus representantes participaram de diversas rodadas de negócios e de uma missão empresarial no Sul da África. "A partir do contato com o Peiex, a empresa iniciou um trabalho de busca por mercado externo, em função da sazonalidade de seus produtos. Como está decidido que a exportação é, de fato, uma boa estratégia mercadológica, as operações no comércio internacional são uma questão de tempo", afirmou o empresário do grupo, Giancarlo Nardy.

As companhias interessadas no programa vão receber seis visitas de técnicos dos programas que auxiliam no diagnóstico e na implementação de melhorias na gestão organizacional. Para participar é necessário preencher a ficha de inscrição disponível no site da Fiemg (www.fiemg.org.br) e enviar para o e-mail peiex-bh@fiemg.com.br. Maiores contatos pelo telefone (31) 3263-4778. (CK)


Fonte: Diário do Comércio(CK)
Animatto Webcom