Endereço

Rua Pernambuco, 1002 - Sala 601
Savassi | CEP 30130-151
Belo Horizonte, MG
Tel.: 3261 8282 - 3262-4130/0876
sdamg@sdamg.com.br


Clique aqui para acessar a Intranet

Notícias

voltar        

DER apreende 20 carros em blitz para coibir transporte irregular no Aeroporto de Confins



A blitz foi montada fechando as três saídas do aeroportoe faz parte da Operação Cata Piolho; cerca de 100 motoristas foram multados.


Cerca de 100 motoristas foram multados e 20 carros apreendidos durante a Operação Cata Piolho na manhã desta segunda-feira, no Aeroporto de Confins, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Com a operação Cata Piolho o Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais (DER-MG) pretende impedir o transporte irregular de passageiros em carros particulares que cobram para fazer o serviço. Uma blitz foi montada fechando as três saídas do aeroporto.
O diretor de fiscalização do DER-MG, João Afonso Baeta, afirma que, até às 11h da manhã, cerca de 200 motoristas foram abordados durante a operação, que começou por volta de 6h30. Destes, 100 foram autuados por desrespeito ao código nacional de trânsito e 20 carros foram apreendidos por atuarem como “piolho”. Piolhos são os carros particulares que cobram para transportar passageiros sem autorização e concorrem com os taxistas – os únicos autorizados a fazer este tipo de transporte. Há ainda informação que os motoristas ilegais estão ameaçando agredir os taxistas que tentam coibir a prática.

Baeta revela que a Infraero filmou a ação destes motoristas e vai passar para o DER as imagens e as placas dos veículos. “Hoje existem cerca de 200 piolhos no Aeroporto Internacional Tancredo Neves e o objetivo desta operação é erradicar este tipo de transporte. A blitz não tem data para terminar porque só vamos sair de lá quando não tiver mais piolho. Paralelamente, a Infraero está fornecendo informações para pegarmos estes motoristas”. Nesta segunda, a operação deve acabar por volta de 20h, mas continuará durante a semana.

O motorista que for pego fazendo transporte irregular tem o veículo apreendido e recebe uma multa no valor de R$1.200. Em caso de reincidência, o valor dobra. Condutores de vans também estão sendo fiscalizados.




Fonte: Maíra Cabral - Estado de Minas - Publicação: 19/03/2012 13:04 Atualização: 19/03/2012 13:33
Animatto Webcom