Endereço

Rua Pernambuco, 1002 - Sala 601
Savassi | CEP 30130-151
Belo Horizonte, MG
Tel.: 3261 8282 - 3262-4130/0876
sdamg@sdamg.com.br


Clique aqui para acessar a Intranet

Notícias

voltar        

Uberaba amplia prazo para formato de parceria público-privada do aeroporto de cargas



A Prefeitura de Uberaba, no Triângulo Mineiro, reabriu o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para a modelagem da Parceria Público-Privada (PPP) do Aeroporto Internacional de Cargas. As empresas terão até março para se manifestar. De acordo com o secretário de Projeto e Parcerias Intersetoriais, Glauber Faquineli, o prazo previsto no edital lançado no final do ano passado terminou no início deste mês. Porém, conforme ele, diversas empresas consultaram a administração municipal, interessadas em participar da elaboração do projeto da PPP após o encerramento.

Com isso, o Conselho Gestor de PPP da Prefeitura de Uberaba, em reunião realizada nesta semana, decidiu prorrogar o prazo para 3 de março. Conforme Faquineli, na primeiro prazo estabelecido para a PMI duas empresas manifestaram interesse, A Bsquare do Brasil e a Socicam.

Apesar de a adminsitração municipal estar trabalhando em um modelo de PPP para viabilizar o Aeroporto Internacional, o secretário explica que a implantação do empreendimento não é de competência do município. Dessa forma, após o processo ser concluído, ele deverá ser enviado ao governo federal.

Entre os fatores que devem viabilizar um aeroporto de cargas no Triângulo Mineiro está o perfil da economia na região. O município tem localização estratégica, próximo aos principais polos consumidores do país, e vem recebendo investimentos significativos na área de logística.

Um dos principais atrativos para o aeroporto é a instalação da Zona de Processamento de Exportações (ZPE) em Uberaba. O empreendimento será implantado em um terreno de 268,05 hectares (cerca de 2 milhões de metros quadrados), às margens da BR-050, que liga a cidade a Uberlândia, e ao lado de um distrito industrial, levando em consideração o projeto inicial.

A ideia de uma parceria para implantar o aeroporto surgiu de um estudo da Fundação Getúlio Vargas, que identificou 13 potenciais PPPs em Uberaba. Um dos projetos mais avançados é o da área da educação, que deverá ter o edital para a escolha do parceiro publicado em abril do próximo ano.
Iluminação - A parceria com a inciativa privada também deverá ser utilizada na gestão da iluminação pública. O município abriu um PMI para a realização do estudo que irá modelar a PPP. O prazo termina em 3 de março.

De acordo com Faquinelli, a decisão foi tomada após a empresa Alfa Concessões já havia acionado a administração municipal com o interesse de desenvolver o projeto.


Fonte: Rafael Tomaz. Diário do Comércio.
Animatto Webcom