Endereço

Rua Pernambuco, 1002 - Sala 601
Savassi | CEP 30130-151
Belo Horizonte, MG
Tel.: 3261 8282 - 3262-4130/0876
sdamg@sdamg.com.br


Clique aqui para acessar a Intranet

Notícias

voltar        

BH Airport investirá no terminal de cargas



A inauguração do Terminal 2 no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (RMBH), marca a conclusão das intervenções da BH Airport no aumento de capacidade de passageiros do principal aeroporto de Minas Gerais. A partir do ano que vem, a concessionária inicia nova fase de investimentos no aeródromo, voltando os esforços para o transporte de cargas.

De acordo com o presidente da BH Airport, Paulo Rangel, estão previstos para 2017 o início das operações do novo cargo center do aeroporto – que passa por uma otimização dos espaços – e do aeroporto industrial, que vai abrigar empresas mineiras de exportação intensiva.

Segundo ele, o primeiro se refere à ampliação do terminal de cargas, que já está em curso e será concluída no segundo trimestre do próximo exercício, aumentando em 34% a capacidade de transporte e estocagem. A medida foi uma alternativa ao projeto original da BH Airport, que previa a duplicação da área de cargas, diante do atual cenário econômico brasileiro.

Já o aeroporto industrial teve o protocolo de intenções assinado entre a concessionária e o governo do Estado em março último e agora a BH Airport trabalha na atração de investimentos para o local.

“O aeroporto industrial vem sendo planejado há algum tempo. Estamos dando uma atenção especial ao empreendimento, trabalhando em um projeto específico. Já firmamos um acordo com governo do Estado, a Receita Federal e continuamos trabalhando para definição de melhor modelo para exploração e atração de empresas”, explicou.

Rangel revelou ainda que as expectativas são de que o terminal já comece a operar no ano que vem. “Além disso, estamos estudando uma ampliação da área, pois pretendemos atrair um número maior de empresas e o espaço definido hoje não seria suficiente”, disse.
O empreendimento tem cerca de 8 mil metros quadrados de área construída, dos quais 4.456 metros quadrados se referem ao entreposto e 3.619 metros quadrados de área de manobra.

Leia também
Programa de voos regionais terá descontos

Passageiros - Em relação ao Terminal 2, que foi inaugurado ontem, o presidente da concessionária destacou o aumento da capacidade que o empreendimento proporcionará ao aeroporto. Segundo ele, com o início das operações, a capacidade de passageiros dobrou, passando dos atuais 11 milhões/ano para 22 milhões.

“Vamos encerrar 2016 com queda no volume de pessoas que passaram pelo terminal, já que teremos algo abaixo dos 10 milhões de passageiros, enquanto no ano passado registramos 11,3 milhões. De qualquer maneira, acreditamos no potencial do aeroporto, sabemos que o aumento da demanda vai ocorrer, seja no ano que vem ou no próximo e a infraestrutura já está entregue, como prevê o contrato de concessão”, detalhou.

O Terminal 2 é a principal obra de curto prazo da concessionária. A BH Airport investiu R$ 870 milhões no complexo de obras, que inclui a implantação do novo terminal de passageiros, a reconfiguração do sistema viário de acesso ao aeroporto, a ampliação da área de pátio para aeronaves e novas vagas de estacionamento de veículos, além da revitalização do Terminal 1.

O diretor de infraestrutura da BH Airport, Adriano Pinho, ressaltou que as novas instalações para passageiros foram construídas em 14 meses. “Este é um prazo considerado curto para o tamanho do empreendimento, e só foi permitido graças às equipes de trabalho, ao modelo de gestão e aos materiais utilizados”, disse.

No período de obras foram contratadas cerca de 1.500 pessoas e o início das operações deverá gerar mais de 300 empregos diretos e indiretos.


Fonte: Mara Bianchetti - DC
Animatto Webcom